Só problemas na Lopes, Habitcasa…

Problemas antes mesmo da entrega do imóvel

Publiquei minha reclamação anteriormente, nada feito até o momento, a insatisfação é a mesma. Segue meu relato:

Adquirimos no pré-lançamento uma unidade no empreendimento Oasis, Ed. Jacarandá, no Jd. Aeroporto. As vendas são da Lopes e a construção é da Construtora ZKF. Na ocasião havia um apartamento decorado, o qual fotografamos a fim de planejar nossos móveis no futuro.

Desde então, estamos pagando as parcelas sem atrasos conforme nosso compromisso.

Hoje mais próximo da entrega do apartamento, foi permitida a visita às unidades que estão em fase de acabamento. Para nossa surpresa, o apartamento que será entregue terá uma série de diferenças em relação ao que vimos no decorado. Obviamente estas diferenças não nos agradam e nem nos foi solicitada aprovação antes da execução das mesmas.

1 – No apartamento decorado o pé direito era de aproximadamente 2,65m, no apartamento que será entregue o pé direito será de 2,54m. Isso desconsiderando as reentrâncias no teto do corredor, da cozinha e do banheiro onde a parte hidráulica e elétrica (mal projetada) invade o espaço do apartamento deixando o pé direito ainda menor que 2,54m. Quanto a isso a construtora simplesmente alega que consta em contrato que existe uma margem de variação de 5% para mais ou para menos nas medidas das unidades (coincidentemente todas as medidas do apartamento estão menores ou iguais ao previsto) e nada podem fazer.

Não existe no apartamento inteiro uma só medida que esteja maior do que as medidas que constam em contrato, ou seja, eles sempre erram para menos. Uma fileira de tijolos a mais por apartamento teria permitido que os canos no invadissem nosso teto e que o pé direito não ficasse tão mais baixo…

2 – Na lavanderia do apartamento onde teremos um espaço conhecidamente diminuto, tivemos uma outra surpresa. Há canos expostos para instalação de um futuro medidor de água e gás, dispostos de tal maneira que uma das paredes fica inutilizada e o espaço geral útil reduzido. No apartamento decorado não havia nenhum cano exposto na lavanderia (caso contrário eu não teria comprado o apartamento). Quanto a isso, o Sr. Eloi da construtora informa que na ocasião das vendas o projeto do edifício ainda não estava concluído e portanto tais instalações hidráulicas não estavam previstas. É de se admirar que uma empresa que se dispõe a construir edifícios não consiga prever a instalação de itens básicos como medidores de água e gás em uma planta colocando-os em locais apropriados e que não tomem parte da área útil do apartamento.

Visitei diversos apartamentos antes de comprar o meu, visitei o apartamento de amigos que adquiriram o seus apartamentos recentemente, e em nenhum deles há canos expostos como haverá no meu apartamento. Tal fato certamente será motivo de questionamentos e transtornos devido ao espaço tomado e ao comprometimento estético da lavanderia. Convenhamos canos expostos não são bonitos, não vendem apartamentos, por isso provavelmente não estavam no apartamento decorado, por isso eu e meu noivo nos sentimos enganados.

O Sr. Alexandre, engenheiro responsável pela obra, corrobora a afirmação do Sr. Eloi e afirma que ninguém nunca reclamou de tal coisa na lavanderia de obras anteriormente executadas. É surpreendente pois com uma única mensagem no Orkut, na comunidade do condomínio, um outro morador já se mostrou insatisfeito.

E sinceramente, não estou interessada na opinião de proprietários anteriores, ou de outros edifícios. O apartamento que eu comprei tinha uma lavanderia com 1,38m X 1,20m, de fato não é muito espaço, em consequência qualquer centímetro a menos, mesmo que dentro de margens de erro de contrato, é um grande prejuízo. Descontando os referidos canos, visto que o espaço ocupado pelos mesmos não poderá, pelas leis da física, ser utilizado para outro fim, temos hoje a seguinte medida na lavanderia: 1,13 x 1,20m. A diferença é de mais de 10%…

Recomendo a todos que forem adquirir um imóvel com a Lopes ou com a construtora ZKF que exijam em contrato, a medida do pé direito (caso contrário considerem o que viram no apartamento decorado menos 5%, pois é o padrão praticado por estas empresas). Peçam também um mapa das instalações elétricas e hidráulicas ou no mínimo uma garantia por escrito de que não serão feitas reentrâncias no teto para este fim ou qualquer outro, e de que não haverá canos expostos dentro da área útil do apartamento, principalmente nos espaços menores.

Segue abaixo link para a foto do cano com o qual terei de conviver se a construtora mantiver a postura que vem tendo conosco até o momento, ou seja: nada pode ser feito.

Espero ainda, um retorno das empresas envolvidas, não com justificativas como vem sendo feito desde que comunicamos nossa insatisfação, mas com uma solução.

Deixe um comentário